​É uma patologia muito comum, em que um dos nervos importantes da mão fica comprimido no seu trajecto no punho.

O que é o síndrome
do canal cárpico?

O canal cárpico, como o nome indica, é um túnel localizado entre os ossos do punho e uma faixa fibrosa à frente desses ossos.

Os tendões flexores dos dedos atravessam esse túnel, por debaixo dessa faixa (designada ligamento transverso do carpo), juntamente com o nervo mediano.

O que causa a síndrome do túnel do carpo?

Qualquer coisa que diminua o espaço no túnel pode dar origem a sintomas de pressão. Lesões locais, inflamação dos tendões, artrite, diabetes, doenças da tiróide e gravidez são comummente implicados, mas uma causa única geralmente não é identificada. É mais comum nas mulheres e nas profissões que condicionam movimentos repetidos da mão (por ex: escrever ao computador de forma prolongada).

A sensação de dor nas mãos com irradiação até ao ombro com agravamento nocturno são característicos, podendo por vezes fazer acordar o doente. É comum surgirem também formigueiros ou adormecimentos dos dedos do meio, indicador e anelar, sobretudo ao desempenhar algumas tarefas como a ler o jornal ou mesmo a conduzir.

À medida que a doença avança há uma diminuição progressiva da destreza manual com queda frequente de objectos. Se a pressão é grave ou continua por muitos meses, o nervo pode ficar permanentemente danificado, levando a uma perda irreversível de função da mão.

A sintomatologia é muito característica, contudo na maioria das vezes é necessário complementar o estudo com a realização de uma Electromiografia, que permite confirmar o diagnóstico e estratificar em termos de gravidade. Em algumas circunstâncias pode ser necessário realizar um estudo radiológico, ecográfico ou com Ressonância Magnética se houver suspeita de compressão extrínseca ou para excluir outras possibilidades.

Evitar e tratar factores de risco pode ajudar a  resolver os sintomas leves. Uma tala amovível, com o punho em extensão, pode ser útil nos doentes que acordam repetidamente durante a noite. Para os casos de doença avançada ou na presença de sintomas persistentes, uma pequena cirurgia, muitas vezes  realizada sob anestesia local com sedação, é praticamente garantia da resolução da sintomatologia.  A cirurgia consiste em seccionar o tecto do canal, que fica aberto, depois libertar o nervo e finalmente fechar a pele com três pontos,  Nos casos graves ou de longa duração, o adormecimentos dos dedos pode permanecer, mas a sensação de "formigueiros e a dor nocturna desaparecem.