O que é o dedo em mola?

Nesta doença, os tendões responsáveis pela flexão do dedo ficam apertados e inflamados no seu trajecto (túnel) na base do dedo.

Os tendões flexores são estruturas lisas e muito resistentes responsáveis pela flexão dos dedos.

Ao nível da base de cada dedo eles então num túnel, constituído por diversas polias, podendo, com frequência, ficar apertados na zona de entrada desse túnel, que corresponde à zona mais estreita e onde a resistência à passagem é maior.

Dessa forma os tendões ficam inflamados condicionando um aumento do seu volume gerando assim um ciclo vicioso e perpetuando o problema.

O que causa o dedo em mola?

Não está identificada uma verdadeira causa na origem do problema, contudo é reconhecido que determinadas patologias favorecem o seu aparecimento, de que são exemplo a diabetes, gota e artrite psoriática.

Geralmente a apresentação inicial da doença manifesta-se pelo aparecimento de dor associada a tumefacção na palma ao nível da base do dedo atingido. Posteriormente  começa a desenvolver-se um ressalto com a mobilização activa do dedo, com maior incidência após um período de inactividade (manhã ao acordar). Com a progressão da doença o dedo pode mesmo ficar bloqueado em não permitindo fazer a extensão.

Prótese total do punho

Reproduzir vídeo

O diagnóstico é clínico, uma vez que os sintomas são características e o exame objectivo habitualmente não deixa dúvidas. Por vezes complementa-se com a realização de uma ecografia que demonstra um espessamento do túnel (polia A1) associado a inflamação dos tendões flexores.

Quando os sintomas são ligeiros e tem pouco tempo de evolução, muitas vezes o repouso e uso de medicação anti-inflamatória resolve o problema. O tratamento fisiátrico e a infiltração com corticóide são outras possibilidades de tratamento, com uma taxa de êxito de cerca de 70%, excepto nos doentes diabéticos ou com doença arrastada ou avançada. Nessas circunstâncias está indicado realizar uma pequena cirurgia, muitas vezes realizada com anestesia local e sedação, que consiste em abrir a entrada do túnel e libertação os tendões, resolvendo o problema de forma rápida e definitiva.