O que é a tenossinovite de Quervain?

​É uma patologia comum, em que os tendões responsáveis por levantar o polegar ficam apertados e inflamados no punho

O que causa a tenossinovite de Quervain?

Numa percentagem importante dos doentes não é possível identificar a causa do problema. No entanto é mais frequente nas pessoas que façam movimentos repetidos com o polegar assim como recém-mamãs (e recém-avós) pelo posicionamento a pegar no bebé.

Estão também intensificadas patologias predisponentes, nomeadamente a diabetes e hipotiroidismo.

A dor com os movimentos ou utilização do polegar é o sintoma característico. Muitas vezes irradia para o antebraço e com a evolução da doença pode aparecer um inchaço na localização do problema. A intensidade dos sintomas é variável mas muitas vezes pode ser muito incapacitante para as tarefas do dia-a-dia e fazer acordar durante a noite.

O diagnóstico geralmente é realizado pela sintomatologia características. A manobra de Finkelstein desperta dor intensa que habitualmente leva o doente a levantar-se da cadeira. Muitas vezes é realizada uma ecografia para confirmação diagnóstica e avaliação de eventuais variantes anatómicas. O estudo radiológico poderá ser importante para realizar o diagnóstico diferencial com a artrose na base do polegar.

O tratamento está dependente do tempo de evolução dos sintomas e motivações do doente. A utilização de anti-inflamatórios, tala amovível e tratamento fisiátrico pode ajudar a controlar os sintomas. Uma infiltração com corticóide pode permitir um alívio rápido ainda que geralmente temporário. O tratamento definitivo passa pela realização de uma pequena cirúrgica, em regime de ambulatório, que permite uma recuperação rápida e indolor do problema.